Saturday, June 24, 2006

" JOAQUIM AGOSTINHO "




Joaquim Francisco Agostinho, nasceu a 7 de Abril de 1943, nas Brejenjas, pequena aldeia que confina com a vila de Santa Cruz.



Como todos os homens da época cumpriu o serviço militar em Ultramar,Moçambique. Quando acabou de cumprir o serviço, com o dinheiro que foi economizando, comprou a sua primeira bicicleta. Os seus "primeiros treinos" foram feitos no seu percurso diário, ( cerca de 35 km ) entre a sua terra natal Brejenjas e o seu emprego, numas fazendas junto dos Cucos, arredores de Torres Vedras.

Só aos 25 anos reconheceram acidentalmente o seu potencial no ciclismo, e pela mão do então corredor do Sporting João Roque, participou na primeira prova de amadores, o Circuito do Barro no dia de Natal de 1967. Destacou-se de todos os adversários e ganhou com grande avanço.
João Roque ficou tão entusiasmado e impressionado com a sua força que o levou para a equipa do Sporting.

Porque tinha ainda pouca técnica a pedalar, caia frequentemente da bicicleta, e no Sporting logo recebeu a alcunha de "Quim das Cambalhotas". Apesar destas dificuldades iniciais rapidamente mostrou a sua raça de campeão,prevendo-se uma carreira de sucesso que viria a prestigiar o ciclismo nacional.





Logo no seu primeiro ano de actividade, 1968, sagra-se campeão Nacional e Regional de Amadores. A partir daí nunca mais deixou de obter grandes e gloriosas conquistas.











Do seu brilhante palmarés há a destacar:

- 6 Campeonatos de Portugal

- 5 Campeonatos de Portugal em contra-relógio

- 3 Voltas a Portugal

- 2 Terceiros lugares nas suas 13 participações na Tour de France, vencendo 5 etapas.

O palmarés completo e detalhado do ciclista pode ser consultado em http://www.memoire-du-cyclisme.net










Ainda e no decorrer da sua actividade, aos 41 anos, durante a volta ao Algarve sofre uma queda provocada por um cão que se atravessou no seu caminho, acidente que o deixou em estado crítico. Ainda assim, voltou a montar a bicicleta e com a ajuda dos seus colegas cortou a meta da sua última etapa. Vítima desse acidente veio a falecer, 10 dias depois, em 10 de Maio de 1984 no Hospital da CUF.




No ano 2000 os jornalistas de "A Bola" consideraram Joaquim Agostinho como o 4º mais importante Desportista Português do Século XX, logo a seguir a Eusébio (1º), Carlos Lopes (2º) e Rosa Mota (3º).








É caso pra dizer: Joaquim Agostinho, um atleta Português com muita pedalada...




















Um grande bem-haja, " Quim das Cambalhotas "...

Paim-Killer

2 comments:

naturalissima said...

Olá Bom dia!
Agradeço a tua visita, mais uma vez. Tenho tido tanto trabalho que acabei por deixar o meu blog de lado.
Vim desejar-te um bom fim de semana e manifestar algum entusiasmo por teres te lembrado de colocar um dos valores de Portugal. E não é só no desporto! Há também muitos nas artes e na ciência. É pena que Portugal não saiba dar devido valor ao seu tesouro.
Beijinhos
Daniela

P. Guerreiro said...

Traz-me tantas memórias o Joaquim…