Thursday, June 08, 2006

FLORA PURIM
















Notável cantora brasileira dotada de
uma voz serena e aveludada, nasceu no Rio de Janeiro a 6 de Março de 1942.
Inspirada pelos tradicionais cantores brasileiros, e pelas improvisações das divas do jazz americano, tais como: ELLA FITZGERALD e SARAH VAUGHAN, Flora Purim foi uma das mais aventuradas cantoras da década de 70.
Depois de conhecer o percusionista AIRTO MOREIRA, com quem viria a casar, ambos se radicaram nos Estados Unidos no final dos anos 60.








Durante um curto período, trabalhou com o fenomenal saxofonista STAN GETZ, e o pianista DUKE PEARSON pouco antes desta década terminar.
Mas a sua consagração só aconteceria durante a inclusão no original " RETURN TO FOREVER " de CHICK COREA, JOE FARRELL, STANLEY CLARKE e MOREIRA.















FLORA PURIM, revelava ser uma promessa c
onsiderável nos clássicos dos
RE
TURN TO FOREVER, tais como: " 500 MILES HIGH " e " LIGHT AS A FEATHER ", até enveredar por uma carreira a solo " BUTTERFLY DREAMS " de 1973.


















Transitando do soberbo para o razoável, PURIM conseguiu manter-se sempre visível no mundo vasto do jazz, mas sem o brilho de outrora. No entanto continuou a ser altamente reconhecida no círculo da música jazz brasileira até aos dias de hoje.




















Deixo-vos alguns dados sobre a discografia desta grande senhora do jazz brasileiro:














- Five 500 MILES HIGH AT MONTREUX ( 1974 )


- FLORA É M.P.M. ( 1964 )

- NATURAL FEELINGS ( 1970 )

- BLUE VOICES - THE FINEST IN JAZZ BALLADS ( 2002 )

- THE SUN IS OUT - F. PURIM / AIRTO MOREIRA ( 1989 )

- LIGHT AS A FEATHER - RETURN TO FOREVER ( 1973 )


















( O meu preferido ... )

Pain-Killer

4 comments:

P. Guerreiro said...

Concordo plenamente contigo, "Light as a Feather" é de certeza um dos melhores albuns de fusão. Por curiosidade e porque tu não mencionaste esta participação...
DAFOS (1989)
Mickey Hart (Baterista dos Grateful Death)
Airto Moreira
Flora Purim,
Essêncialmente percussão...
Um abraço e obrigado pela lembrança...Fui ouvir a senhora...

Miguel Baganha said...

Já reparei que as nossas preferências musicais se assemelham...
Havia muito mais para dizer acerca de Flora Purim, o post foi traduzido dum site inglês, mas optei por sintetiza-lo.

Obrigado plo " feedback ", Guerreiro...

Um abraço e bom fim-de-semana ;-)

Ana Luar said...

Como se costuma dizer: filha de peixe sabe nadar... e apesar de os pais da cantora não serem muito conhecidos ela foi o realizar dos sonhos de ambos... que tb eram músicos... o album "Light as a Feather" é maravilhoso... adorei relembrar a senhora que ao lado de Carlos Santana tem uma das mais belas musicas que conheço.

Unknown said...

Pessoal, eu também aprecio muitas dessas músicas, por isso, gostaria de saber se existe interesse em compartilhá-las. Possuo uns discos em MP3, mas alguns em qualidade de 128 kbps, o que não é uma taxa de qualidade sonora digna dessas músicas. Daí minha lembrança de conservarmos em alta qualidade, vale a pena o espaço consumido a mais no HD para manter um som de alto nível. Como sugestão, cito o próprio MP3 em 320 kbps ou o FLAC. Qualquer coisa, entrem em contato comigo, será um prazer.

Saudações!

RONETO.
rodriguesneto@gmail.com