Sunday, October 08, 2006

" PLENO DE CONSCIÊNCIA..."




















" É engraçado...

Ás vezes falas como um padre!... "

- Como um padre?!...
Um padre
Não é uma razão filosófica!
Por outras palavras:
Um padre
NÃO É COISA ALGUMA!...



















No pensamento do Homem
SÓ EXISTE O HOMEM,
Muito embora, ele possa ser um padre!...

" Só? "

- O próprio Homem
Se transforma
Em tudo quanto pensa,
Ou pensa vêr e sentir,
Na medida em que ele mesmo
É TUDO PARA SI DELIBERADAMENTE.



















" Mesmo com tudo isso,

Haverá sempre alguém capaz de me dizer:
- Se a coisa é assim,
Para que serve Deus? - "



















- Ao que responderás:

" SERVE!...
Serve para acreditarmos
Em nossa presença,
Mas em sentido indirecto. "

" Para ti
É tudo em sentido indirecto? "

- É SEMPRE DE MANEIRA INDIRECTA
Que a Coisa se passa,
Ou porque
A história da Humanidade
Será sempre a História de Deus
Para acontecer no Homem.











" E eu,

Porque não sou um homem? "

- Serás toda a vida um poeta.

" Uma idéia que fala? "

- Exacto!...
Enquanto que o Homem, aceitará já
De forma inconsciente,
A sua própria existência
No mais longínquo futuro.














" Não compreendo. "


- Não compreendes?
ISTO
É naturalmente uma referência
ÁQUILO QUE NENHUM TEMPO
PODERÁ FAZER PLENO DE CONSCIÊNCIA,
E sua viagem de regresso
Continuará a ser feita
Através da História Humana.
Ele se dirige ao passado
Na tentativa inconsciente de o aperfeiçoar,
E cujo limite jamais atingirá.



















" Ás vezes penso que não és normal!... "


- O que ás vezes penso,
É QUE TUDO ISTO É FEITO
DENTRO DUM SISTEMA IRRACIONAL,
E que toda a cultura
Serve únicamente para analisar
AQUILO
Que anteriormente fôra conseguido,
Sem possibilidade de escolha.














" Não creio que seja assim!... "


Repara:
VÊ-SE QUE CHEGAMOS SEMPRE DEPOIS
DE QUALQUER ACTO!...














E o homem sabe

Sem ter de pensar nisso,
Que mais tarde se encontrará,
VÊR-SE-Á DE FRENTE...
Mas só uma voz
VIRÁ DE LONGE ATÉ ELE...


















" És louco! És louco!...

Que diria um psiquiatra
Se falasse contigo? "















- COMPLEXAVA-SE.


( Uma música: " THIS MASQUERADE "
- David Sanborn )

Boa semana!

Pain-Killer

3 comments:

Vanda said...

Acreditar.

Não cegamente, mas com toda a pureza, Acreditar.


A Paula vai melhorando :) hoje emocionou-se muito e a hora da visita acabou antes de tempo...mas a pulsação logo normalizou :)


Hoje tens lá a explicação da musica, Menino do Rio :)


Um beijinho, Miguel!

Uma boa segunda feira!


Van

Isabel said...

Eu que sou mulher de estranha fé, acredito num Deus que é só meu, acredito pouco nos homens, duvido da fé dos homens, duvido da sua bondade interinseca pois para ser bondoso à que ser humilde e a humildade parece ser a mais dificil das licões. Mas eu mulher de estranha fé reservo-me o direito de até de mim duvidar... duvido ´já pois do que acabei de escrever e talvez amanhã ja pense diferente... quem sabe. Ainda assim escuto uma canção de extrema ducura que não sei de onde vem.

Aqui deixo um poema que me encanta e me assusta de Kahlil Gibran.

Uma vez, enchi a minha mão de bruma.
Quando a abri, a bruma era uma larva.
Voltei a fechar a mão, e então era um pássaro.
E fechei a abri novamente a mão,e na sua palma encontrava-se um homem
de rosto triste, virado para o céu.
Mais uma vez fechei a mão,e quando a abri já só havia bruma.
Mas escutei uma canção de uma doçura extrema.

Kahlil Gibran

Isabel

Vanda said...

Obrigada por teres estado a cantar comigo :)

afinal nem sequer desafinamos :)


Beijo e muito muito obrigada :))


Van