Thursday, October 12, 2006

Á NOITE,
E UMA VEZ MAIS NO MEU QUARTO.





















Há menos gente na rua que o costume.
As noites têem sido um pouco
mais frias... a Coisa compreende-se... além disso, o poeta anda estranho, mais angustiado que o costume... se não o conhecesse, diria que atravessa por uma fase de transição...















- Poeta!...

Quem é teu pai?...

" Não sei!...
Creio que nunca tive. "

- Alguma coisa tiveste...













" O que é ser pai?...
O que é ser filho?... "

- Lá está!...
O desconhecido tenta mostrar-se
Para cá da inconveniência...
É lógico desconfiar,
Ainda que tudo nos pareça ter
Uma correspondência válida.













" E se a Coisa fosse nestes termos?...

VÁLIDO ATÉ X TEMPO. "

- Pensando bem,
ASSIM É!...
No entanto, o tempo
NADA TERÁ QUE VÊR COM ISTO:
Independentemente dele,
Tudo se transformará de forma inevitável!...
Mesmo assim,
Cauteloso
Como em bicos de pés...



















PÉ-ANTE-PÉ,

Silenciosamente
DEIXO-ME PENSAR...
Poeta!...
O QUE É SER ÁRVORE?
O QUE É SER TERRA?...



















" Não sei... "


- São tudo explosões,
MOVIMENTO PERPÉTUO...













Antes de mais, pergunto-me:
Qualquer pai
Deveria ter conhecimento desta idéia?...
Deixa-lo-ia onde está?...

" NÃO SEI!... "

-Evidentemente que não!...
Para mim,
Os reflexos duma causa natural
Têem de ser encarados com rigidez:
A FRIO,
Nada de sentimentos escusados!...













Tais reflexos
Devem ser encarados
Com a sua natural variação,
Como por exemplo:
Tanto estou na poesia
Como nas coisas,
E sirvo-me delas
Para determinado fim...

" Isso é egoísmo!... "



















- Determinadamente eu!...
Depois
Sei que não somos qualquer coisa,
NEM SOMOS COISAS!...













" O que somo
s então?... "

- Por outras razões ainda,
Andamos cobertos de nomes,
E de tal maneira
Que até nos correm no sangue...
Consequentemente,
Tornaram o Homem
MAIS CULPADO E INFELIZ...


















" Ainda não me disseste
O que é ser pai
Ou o que é ser filho!... "

- Estás atento... isso agrada-me.
Pois bem:
Em certa medida,
Ser pai
É TER UM COMPLEXO!...














Ser pai
É NÃO SER PAI,
Porque em certa medida ainda,
Ter pai
É TER UM COMPLEXO!...

" Não compreendo. "

- Poeta!...
Só se é pai
QUANDO NÃO SE PROCEDE COMO TAL!...



















E QUEM TIVER OUVIDOS QUE OUÇA...

E NÃO RECLAME!...

" Estás irritado...
O que se passa? "

- Não... nada, nada...
Empolguei-me, foi isso.
Mas é curioso!...
É tudo uma questão de hábito...
Alguém disse, que o Homem
É UM ANIMAL DE COSTUMES.














Porém, os costumes

Transformar-se-ão em jogos para decifrar,
Enquanto a moral
É
E será até dada altura
UMA ARMADILHA NECESSÁRIA:












COM UM FIM A ATINGIR.


( Um tema: " SPRING IS HERE "
- Charlie Haden/Kenny Barron - do fantástico album: " Night and The City " )

Bom-fim-semana!

Pain-Killer

4 comments:

Rocha de Sousa said...

não sei se estou a repetir-me, mas foi muito reconfortane o seu comentário ao texto sobre o nosso espaço sócio-cultural
Andei a ver a sua proliferação de equilibrado jogo de imagem/palavra e fecilicito-o com gosto. É uma linha que parece rocurar uma linguagem aparentemente adequada ao blog.
Agradecido
Roha de Sousa

Leticia Gabian said...

"...MOVIMENTO PERPÉTUO..."

... É o filho que vira pai, mas ainda é filho, e nunca deixa de ser filho aprendendo a ser pai...


Um grande beijo.

Carla said...

Ser pai, quantos se apoderam do nome pai e o são como reflexo na sociedade, por terem ajudado o sexo oposto a gerar um Ser humano, mas na realidade, nunca o serão, nunca o saberão ser, porque como disse no inicio falta-lhes o SER, que o fazer por si só não os torna naquilo que não tem capacidade de realmente SER...
beijos

Medusa Azul (Zuli) said...

PIPAPAPÍGRAFO! PIPAPAPÍGRAFO! PIPAPAPÍGRAFO!

Olá Copa! Que história é essa de Poetas angustiados???!! :(( é influência do outono ou assim?...

sabes, a noite passada tive um sonho e, incrivelmente, tu entraste nele :)) o sonho não era nada de extraordinário, nem me lembro bem, mas a certa altura estou sentada contigo numa mesa de café (eu nem costumo frequentar cafés) e de repente olho para ti e exclamo.. oh, tu és o Copa!!!! e a tua imagem era a de uma ou outra fotografia que postas e que eu penso ser da tua pessoa ;)) se calhar nem és tu, hehehe :))

pronto, e agora vou dar corda aos dedos para outra "freguesia" :))

beijos MEDicinais contra as angústias e outras coisas que tais ;)