Thursday, August 24, 2006

UM ENTARDECER
NUMA PRAIA QUALQUER.















O poeta, sentado na are
ia, deslumbrava-se com todo aquele colorido natural... de súbito, ergueu a cabeça olhando o céu, enquanto uma brisa fresca acariciava o seu rosto...
Então exclamou:














" Luz é esperança! "


- Pelo contrário:
A LUZ
É a ausência da esperança...
SÓ A NOITE
TERIA RAZÕES PARA QUERER LUZ!...



















Em breves segundos, riscou o ar e pensou indagando:


" Sempre que olhamos a Natureza
Vêmo-nos por dentro?... "














( Fotografia de : DANIELA ROCHA )

E voltando a pensar, exclamou de novo:


" Não!
O que vêmos
Será convencionalmente o que não somos,
E que não sentimos que seja...



















Entretanto,

Algo se dará ao ser
ESPECIALMENTE ÁQUILO
Que se lhe atribui,
POIS SÓ POR ELE PENSA. "

Então, outra vez voltou a pensar:

" Cada homem
NÃO É EXTERIOR DE SI MESMO!... "



















O silêncio resvalou entre nós...
Dir-se-ia que o poeta finalmente se apercebera de mim, e simultâneamente não podia admitir que a minha presença me fosse exterior.


" Não percebo nada! "

De seguida murmurou:

" DETÉM-TE!...
Entra no meu corpo de silêncio...
E verificarás
QUE NÃO TENS FORMA INTERIOR...
No íntimo,
PARA CÁ DO SENTIR
ÉS COISA,
ÉS
SEM SER
Como quem não te espera... "














Então, de perto admirei-o

E calei-me...
Enquanto me deslumbrava com a beleza daquele dia.













( Um grande bem-haja a todos... e continuação de boa continuação de uma coisa qualquer... até breve, um abraço! )


Uma música: NATURE BOY - NAT KING COLE

Pain-Killer

7 comments:

Carla said...

Conversas com a mente ao entardecer, com a verdadeira essencia do ser...

Passei por aqui e aproveito para deixar votos de um bom fim de semana.
Bjx

P. Guerreiro said...

Concordo contigo, a luz quanto muito será um contrário, o oposto à escuridão. Como em tudo na vida só lhe reconhecemos valor quando não a temos dai a lógica “…Só a noite teria razões para querer luz!...”. Talvez não seja esperança mas já esperei muito por ela.
O homem embora não sendo exterior reflecte-se no exterior. Todas as marcas, divisões, fronteiras, são prova de isso mesmo.
Como sempre fizeste-me pensar.
O mar e o silêncio humano, excelente descanso…
Gostei de te poder voltar a ler…Tenho trabalhado demais.
Um abraço amigo e bom fim de semana!

Marco Magalhães said...

Excelente momento de reflexão.

vida de vidro said...

Gosto destes teus diálogos com o poeta. Quem ganha as discussões, ele ou o ser que tanto racionaliza? :) **

naturalissima said...

Miguel, lindo peixinho

Regressei!

Mais uma vez me surpreendeste com um maravilhoso diálogo que nos leva a reflectir e questionar sobre nós mesmos... Olhar para dentro de nós... sempre em busca da tal luz!

Sinto-me cumplice neste entrelaçar de sentimentos e contemplações.
Vejo-me envolvida nesta teia de palavras e de imagens, carregadas de metáforas, de códigos... simplesmente belo e divinal...

É uma honra fazer parte deste entardecer numa praia qualquer (na minha imaginação, ao teu lado)... olhar o céu, enquanto uma brisa fresca nos acaricia o rosto....

Um beijo a mar para um peixinho especial
Daniela

naturalissima said...

Miguel

estou nas nuvens.... com o teu poema, continuo a voar e não sei para onde vou!
muito, muito obrigada pelo carinho, por me abraçares, por me beijares... fiquei feliz com o teu olhar, com as tuas palavras.
és muito meigo...

Pintas?
Eu sabia.... ou pelo menos calculei que fosses pintor.

Pois noutro dia estive a ler TODO o teu blog!
E foi bonito conhecer-te... Julgo ter visto quadros teus!!! Estou enganada?
Ainda tens o Bonzai? Deve ter agora 9 anos!

Mudei a imagem do blog, graças a ti. Descobri que as minahs fotografias, ou por outra, as fotografias ficam melhor com o fundo preto.
É igual ao teu... mas não de propo´sito,... não havia outras escolhas. ehhehehehe...

Abraço-te e beijo-te com carinho
mais uma vez muito obrigada por me ofereceres este momento
Daniela

naturalissima said...

Miguel
Esqueci-me de te dizer que noutro dia passei ao pé da tua casa e tirei uma fotografia.
Vou edita-la no blog, no final da semana...

Um peixão com sabor a mar