Monday, August 14, 2006

" O AMOR É INDISPENSÁVEL... "














É noite.
Um táxi estaciona debaixo do reclamo luminoso duma loja qualquer.
Só o instante não esperou por ele...
Há uma mulher que entra com uma criança ao colo...












" E a mulher? "


- Sentou-se dentro dela,
Na sua dôr,
E o táxi arrancou
Como se quisesse sair de ti.

" De mim? "

- Nada mais ficará
A não ser eu...

" Tu?! "



















- Eu mesmo!...

" E eu? "

- És quase a lembrança da criança...



















" Da mulher e da dôr? "

- Ficarás com tudo!...



















" Não entendo. "


- Porque não te convém...

" Esta noite transtorna-te! "

- É esta mosca nervosa,
Esvoaçando de lado para lado,
Irrita-me!...

" Não faças caso! "

- Esta noite é um relâmpago,
UM DESVIAR DE OLHOS!...














É um carro

SEGUINDO Á VELOCIDADE DUM CLARÃO!...

" Dum quê? "

- Não me interrompas!
Repara nas cores desta SIMPLES LIMA...
É ESPANTOSO como as coisas enriquecem
QUANDO LHES POMOS UM POUCO DE AMOR!...




















( Foto de: DANIELA ROCHA )


" O que tens? "


- É este estado de espírito,
Nesta intervenção
Nesta percepção...
E o pior de tudo,
É que nada disto
Pode ser evitado...

" Este dia acinzentado
Desliza,
Resvala para dentro de ti... "

- Para mim ainda é noite!...

" Noite? "

- Noite...
No sempre de todas as noites...












" Ela perturba-te... "

- Segreda-me impressões,
Transcende-me por inteiro...

" Pressinto...
Alguma coisa se alterou,
Alguma coisa morreu... "

- Devagar...
E de forma desprezível!...

" E o que terá sido? "















- Foi talvez

Uma morte que me nasceu,
E me afastou
Duma razão qualquer,
Num aproximar de nada...

" O que se passa?
Não te vejo,
Onde estás? "

- E porque só hoje procuraste vêr-me?

" Diz-me onde estás! "

- Aqui!...

" Onde? "














- Dentro da luz!


" Qual luz? "

- Aquela que pertence aos teus sonhos
E que os ilumina...

" O que vês? "

- Vejo a criança.
Deveria ter olhado para ela
Doutra maneira...



















Estou a reviver no amor dela...


" É bom que todo o racíocinio
Não dispense nunca o amor... "

- Claro...



















Para existir equilíbrio,

Terá de existir sempre
Uma simpatia para a reflexão.

( Desejo uma boa semana a todos, ou continuação de boas férias, conforme for o caso... eu vou continuar as minhas, descansando e deslumbrando-me com a Natureza... foi bom ter voltado e ter estado convosco, ainda que por breves momentos... penso que deu para exorcisar alguns demónios... um abraço, até breve! )














Uma música: " CARINHOSO " - Ellis Regina


Pain-Killer

14 comments:

naturalissima said...

Miguel
Fiquei...
Uauuuu.... fiquei sem palavras....
Já volto para falarmos melhor sobre isto!
Está tão belo!
É AMOR?

Estou muito feliz por fazer parte deste teu momento.
Fiquei apaixonada!
Que SURPRESA!!!

Tenho de ler e reler tudo!
Mais vezes e vezes sem conta.
Amei....
Foi uma honra para mim, teres "bebido" a minha limonada.

E a sugestão musical está de acordo. Em sintonia.

Um beijo com CARINHO
Daniela

naturalissima said...

Isto agora não tem nada a haver, mas estive a ver as imagens (porque elas passam por mim e ficam registadas), e olhei-te!

Foi tirada no mesmo momento que a da postagem anterior. Correcto?

Mas esta é sépia... um pôr do sol, uma contemplação contida num cruzar de braços, uma breve timidez escondida, num caminhar lento junto ao mar!

Muito BELO!

P. Guerreiro said...

"Teach Your Children Well
Their Father’s Hell
did Slowly Go By
And Feed Them On Your Dreams
The One They fix
The One You’ll Know By.

Don’t You Ever Ask Them Why
If They Told You, You Would Cry
So Just Look At Them And Sigh
And Know They Love You."

"Teach Your Children"
by Graham Nash

A todas as crianças, mesmo as mais velhas.

Um abraço!

Miguel Baganha said...

Que bom que gostaste, Dani!
Se é amor? Claro que é AMOR!
Ele está sempre presente em tudo que me rodeia: no mar, nas flores, num sorriso sincero, num olhar doce e envolvente... até no mais simples copo de limonada.

" Olhar é ir ao encontro das coisas... "
(Onde é que eu já ouvi isto?...)

É gratificante saber que te sentiste integrada no meu post, pois fi-lo a pensar um pouco nas tuas palavras carinhosas e analgésicas, e também nas tuas fotos mais recentes: essas sim, geradoras de paixões!
Agora durante uns tempos, já não vais dar com o "nariz na porta", Dani...

Já vi que não me levaste a mal por ter utilizado a tua foto sem permissão.A honra foi toda minha, peixinho... amei mesmo aquela foto!

E o que digo é sinceramente o que penso, nem mais nem menos: AS COISAS ENRIQUECEM QUANDO LHES POMOS UM POUCO DE AMOR.
E isso é notório na maioria das tuas fotos.

Citando alguém que conheci aqui na blogoesfera e que admiro bastante, deixo-te esta máxima com a qual me identifico: SER FELIZ É FAZER FELIZES...
Penso que também se ajusta a ti, Daniela...

Quanto á foto, devo dizer que me "olhaste bem", eheh..." um pôr-do-sol, uma contemplação contida num cruzar de braços, uma breve timidez escondida, num caminhar lento junto ao mar "...ENA!!! ESSE SOU EU!!!Eheheh...só erraste numa coisa: a timidez é mais constante do que breve.
Foi realmente tirada por um amigo, no mesmo dia e local... só que em horas distintas.

Agora até corei,eheheh ;-)

...e agora deixa-me ir, pois se tu escreveste um jornal, eu acho que escrevi um testamento, eheheh...

Voltarei sempre que se justifique, ok?...

Um peixinho muito grande, para ti, Olhinhos lindos...

Miguel

José Leite said...

Muito longo mas entendível! Bem aprofundado!

naturalissima said...

Miguel,
Tu és especial. E tens vindo a surpreender-me!
Eu sinto esse amor! O amor é tudo isso.

Mas será que o AMOR existente é suficientemente forte para anular o ÓDIO que existe entre os Homens? Esse é o meu receio.
Observa o mundo!!!
Será que se consegue viver assim, com pingos de amor, num oceano de injustiças, de guerras, misérias, desigualdades sociais, invejas, ganancias, consumismos, degradações...
Sei que desviei um pouco a direcção do que se estava a falar, mas não consigo ignorar toda esta envolvencia dramatica e olhar somente para a minha luz. Quero usar o brilho dela e fazer a diferença.

Admiro muito as pessoas que se preocupam em seguir um caminho de evolução espiritual profunda. Dessa forma, transformam-se em seres mais humanos, mais verdadeiros e o AMOR acaba por ter uma dimenção muito mais abangente, mais sólida, mais honesta, mais sincero.
Poderei estar enganada, mas sinto que segues esse caminho ou pretendes fazê-lo.

Tem sido maravilhoso estes encontros. Ajuda-nos também a reflectir melhor sobre a vida, sobre a nossa existência, o que poderá estar mais além...
Tens me ajudado, de certa forma a me sentir mais leve...

Com amor, um beijo
Daniela

naturalissima said...

Fiquei sensibilizada com o poema aqui deixado pelo nosso amigo P.Guerreiro.

Em tudo o que se refere a criança, fico sensível e atenta.
E quando vejo injustiças, crianças mal tratadas, crianças doentes, crianças não amadas, sofredoras e vitimas deste mundo cruel, o que me apetece é abraçá-las e amá-las. Alivia-las do mal.
Choro lágrimas de dor quando as vejo envolvidas em imagens de guerras!

As crianças são sagradas.

naturalissima said...

"O segredo está no Homem dar, para se dar... não para receber!" Estou de acordo contigo!

-Não Miguel, não posso mudar o mundo! Eu sei! Mas enquanto viva (nesta vida), enquanto ser humano, procurarei aliviar algum sofrimento, procurarei "lutar" naquilo que acredito e no que achar mais justo... É sempre melhor do que cruzar os braços e somente criticar verbalmente.

-O ser ou não especial, é outro assunto discutível. Entendo perfeitamente o que dizes a esse respeito. Mas não me vou alongar... Sei porque o disse! :-)

- Será um prazer conhecer-te pessoalmente. Já temos aqui muitos temas em comum para debater ao vivo.
Miguel, quando poderes, quando e se quiseres, é só dares um sinal...
Desejo muito que te encontres!

"you must believe in spring"
we must... ;-)

Com carinho, recebe um beijo meu
Daniela

vida de vidro said...

Concordo, o amor é indispensável. Tento acompanhar as tuas peregrinações e ver um pouco para além da beleza das palavras e das fotos. Difícil...
Elis Regina, sempre! :)**

Carla said...

solitariamente perdi-me nos braços da própria noite...

Beijos

Marco Magalhães said...

És mesmo incrível
Parabéns

naturalissima said...

Miguel, lindo :-)

Fiquei muito contente com a tua presença.

Acreditas que aquela fotografia foi tirada num dos dias mais quentes? E a peça não é minha!!!

Não sei se te disse alguma vez, eu ando sempre com a máquina na mala e pelo caminho vou registando "coisas" que me interessam.

Descobri num jardim este guarda chuva, posto por alguém!!! Fiquei pasmada, acabando por tirar uma serie delas!!!

Se estivermos atentos ao que nos rodeia, descobrimos coisas interessantes e invulgares.

É só uma questão de olhar e irmos ao encontro das coisas! Lembras-te?

Peixinho lindo, fico muito feliz por saber que gostas dos meus trabalhos. Da mesma forma que eu admiro o teu talento, as tuas palavras, os teus diálogos, a tua sensibilidade!

Ainda bem que existes.
Um peixinho saboroso pra ti...
Daniela

naturalissima said...

Peixinho, bonitão
Vim me despedir... mas por pouco tempo!
O mais provável é não leres isto tão cedo!
Como tive estas últimas semanas cheias de trabalho, decidi dar-me 5 dias para descanso. Parto amanhã para junto do meu melhor amigo, O MAR!
Vou me isolar, de forma saudável, a fim de regressar com as energias renovadas e dar continuidade aos meus projectos.
Esta "coisa" sem ti, é triste!
Recebe de mim, um peixinho especial com sabor a mar... :-)
Até breve, lindo
Daniela

jawaa said...

Este abraço dos bichanos é uma delícia, a «limonada» foi bem aproveitada...
Gosto do seu lugar, voltarei depois das férias.