Wednesday, February 01, 2006


" DIRE STRAITS "


No final da década de 70, durante o movimento punk que crescia na Inglaterra, uma banda que misturava influências de blues,country e jazz destacava-se da maioria das bandas mega-populares pela extrema qualidade técnica e musical, conseguindo agradar ao mesmo tempo o grande público e platéias mais exigentes ,com músicas de arranjos bem trabalhados, (embora algumas vezes minimalistas), um guitarrista de estilo original e letras inspiradas. Algumas canções mais elaboradas levaram os Dire Straits a serem associados algumas vezes ao movimento progressivo embora nunca tenham enveredado por álbuns conceituais.A banda Dire Straits foi formada em 1976 pelo vocalista/guitarrista Mark Knopfler (até então um professor de literatura inglesa), seu irmão David Knopfler (também guitarrista), o baixista John Illsley e o baterista Pick Withers.

Com esta formação gravaram uma demo que incluia a genial música "Sultans of Swing", que rapidamente se tornou um hit nas rádios inglesas alternativas.
Já em 1977, após uma digressão mundial,fizeram a abertura da banda Talking Heads, foram contratados pela gravadora Vertigo e lançaram seu primeiro álbum auto-intitulado. "Sultans of Swing" rapidamente se tornou um hit em toda a Inglaterra e América.Em 1979, após ter lançado o álbum "Communique" (um sucesso ainda maior que o anterior) o guitarrista Dave Knopfler abandonou a banda sendo substituído por Hal Lindes. Com esta formação lançaram "Making Movies" (que apresentou o grande hit "Romeo and Juliet"). Em 1982 foi lançado "Love Over Gold", um álbum de composições mais longas e elaboradas que chegou ao número 1 dos tops inglês e americano. Após o lançamento Terry Willians assumiu a bateria. Em 1984 saiu o duplo album ao vivo "Alchemy".




















Com o lançamento da MTV nos Estados Unidos no início da década de 80 o Dire Straits direcionaram o seu marketing para os vídeos. O álbum "Brothers in Arms" foi lançado em 1985 e tornou-se rapidamente o seu maior clássico (um clássico da história do rock). Praticamente todas as músicas do álbum tornaram-se hits, entre outras "Walk Of Life" (sua música mais conhecida, uma homenagem a John Lennon), "So Far Away", "Money For Nothing" (com a bateria e guitarras inesquecíveis na introdução) e as baladas "Why Worry" e "Brothers in Arms".
O álbum foi ainda um dos primeiros a ser gravado e misturado completamente em processo digital, com as melhores tecnologias de estúdio da época.Seguiu-se a "Brothers in Arms" uma imensa digressão e as subsequentes férias que mantiveram a banda praticamente fora dos estúdios pelos próximos cinco anos. Neste meio tempo o vocalista guitarrista Mark Knopfler (já classificado como um guitar hero da década de 80) aventurou-se em diversos projectos a solo, gravando inclusive a trilha sonora para um filme ("Local Hero") e acompanhando Eric Clapton com o seu projecto a solo "Nothing Hillbillies" (que lançou apenas um álbum).

Em 1990 foi lançado finalmente "On Every Street", bastante inferior aos seus lançamentos anteriores (embora não possa ser considerado um álbum fraco). Na digressão que se seguiu,a recepção por parte do público foi excelente em virtude da grande ausência aos palcos. As gravações dos shows resultaram no segundo álbum ao vivo da carreira da banda, "On The Night", lançado em 1993.

Em 1996, Mark Knopfler encerrou novamente as actividades dos Dire Straits, definitivamente ou temporariamente ninguém sabe, e prosseguiu com gravações e shows de seu novo projeto solo, Golden Heart.




Pain-Killer

1 comment:

Talk Talk said...

Grande banda banda copa!!!
Foi uma das primeiras que comecei a ouvir depois de largar o Avô Cantigas e outras coisas do género!
Um abraço.