Thursday, September 29, 2005


LARRY CARLTON

"Guitarrista por Excelência"



Larry Carlton começou a ter lições de guitarra aos 6 anos.
A sua estreia profissional aconteceu no "Super Club"em 1962.

Um dia,ao ouvir "Joe Pass" na rádio,sentiu uma profunda inspiração para tocar "jazz" e "blues"."Wes Montgomery" e "Barney Kessel",tornaram-se tambem importantes influências,bem como o inconfundível "B.B.King".
Adquiriu experiência,tocando em clubes e estúdios da grande "L.A.".Carlton fez "tournée"com os "Fifth Dimension" em 1968 e começou a fazer sessões de estúdio em 1970.A sua primeira sessão fez-se conjuntamente com músicos "pop",tais como;"Vicki Carr",Andy Williams" e "Partridge Family".
Em 1971,foi convidado a juntar-se aos "Crusaders",fez tambem sessões de estúdio para centenas de gravações em todo o género de música.Mas foi durante o período de incursão nos "Crusaders",que Carlton desenvolveu o seu "pico rítmico",muito em particular o estilo "blues"que mais o caracteriza.

Os seus créditos incluem actuações em mais de 100 albuns de ouro.Composições para séries televisivas e filmes,são tambem uma constante premiada com sucesso no seu percurso musical,tais como;"Against all odds","Who's the boss"e "Hill street blues".Este último premiado com um "Grammy"em 1981,para melhor performance "pop"instrumental.Carlton foi um dos elementos-chave da banda "Steely Dan" em 1978,onde ficou memorávelmente conhecido pelo extraordinário solo no tema "Kid Charlemagne".
Lançou 4 albuns para a "Warner Bros","Strikes Twice"1980,"Sleepwalk"1981,"Eight times up"1982 e foi nomeado para os "Grammys"com o tema "Friends"1983.Continuou com o trabalho de estúdio alternando com digressões,emergindo de novo em 1986 com um album totalmente acústico,agora pela mão da "MCA RECORDS",album esse que,continha um "remake"de "Michael Mcdonald",o exito "Minute by minute".O "single" ganhou um "Grammy" para melhor performance "jazz"instrumental em 1987.

O album ao vivo de Larry Carlton "Last Nite",(na minha opinião,o melhor de sempre..fui muito feliz ao som deste album...bom,prosseguindo)recebeu outra nomeação "Grammy"para melhor performance "jazz"instrumental.Enquanto trabalhava no seu próximo album para a "MCA","On solid ground",Carlton foi victima de um disparo acidental,sendo atingido na garganta por delinquentes juvenis á porta do seu estúdio privado "room 335"na califórnia.A bala atingiu as suas cordas vocais,provocando danos significativos,mas através de terapia intensa e com uma enorme força de vontade,Carlton completou o seu trabalho "On solid ground" em 1989.

Os 2 albuns mais recentes de Larry Carlton,foram lançados em 1996 pela "GPR RECORDS","Gift" e "With a little help from my friends".
Larry Carlton fundou ainda a (HIP) "Helping Inoncent People",uma instituição sem fins lucrativos,que visa ajudar as vítimas da violência de rua.




Pain-Killer

3 comments:

Talk Talk said...

Não conhecia o Larry Carlton. Lendo o teu texto e ficando a saber que é ele o compositor da música da Balada de Hill Street fiquei com vontade de conhecer mais o seu trabalho. A música de Hill Street blues é simplesmente fantástica. Ainda me lembro de em miudo ver a serie por dois motivos:A música e o detective (que não me recordo o nome) que tinha a mania de morder os bandidos.
Um abraço.

Talk Talk said...

Ha... e não me falem no Sporting...

Fabiano Nascimento said...

Se vcs reamente gostam do Larry, precisam então sua incrível colaboração com o grupo Fourplay...
confiram no fourplayjazz.blogspot.com