Wednesday, August 03, 2005




" EGBERTO GISMONTI "



Nasceu numa família de músicos em Carmo, pequena cidade do interior do estado do Rio, filho de pai Libanês e mãe Italiana. Desde cedo frequentou o Conservatório,a estudar piano. Começou a interessar-se pela pesquisa da música popular e folclórica brasileira, chegando a passar uma temporada com os índios no "Xingu". Em 1968 participou no Festival da TV Globo, com a música "O Sonho", defendida por "Os Três Moraes". No V Festival Internacional da Canção, em 1970, concorreu com "Mercador de Serpentes". No final da década de 60 foi para a Europa, onde teve aulas de piano com a renomada professora Nadia Boulanger. Fez shows na Europa e lançou, no Brasil, em 1969 o primeiro LP, "Egberto Gismonti". No início dos anos 70 alternou entre o Brasil e a Europa, gravando discos lá e cá. Do disco "Egberto Gismonti", de 1973, destacaram-se algumas faixas, em parceria com Geraldo Carneiro: "Tango", "Encontro no Bar" e "Luzes da Ribalta". Por influência do choro, passou a interessar-se pelos diferentes tipos de violão e instrumentos de corda, e começou a aprender o instrumento, passando depois para o violão de 8 cordas, por volta de 1973. Por essa época começou também a estudar diferentes instrumentos, principalmente flautas e kalimbas. Foi um dos primeiros músicos brasileiros a dominar sintetizadores. Depois concentrou sua carreira no exterior, gravando discos premiados com o percussionista brasileiro também radicado fora do Brasil Naná Vasconcelos ("Dança das Cabeças", de 1976), e com outros instrumentistas, como Charlie Haden e Jan Garbarek. Gravou 15 discos entre 1977 e 1993 para o selo norueguês ECM, dez dos quais lançados no Brasil pela BMG em 1995. Através de seu selo Carmo, readquiriu seu repertório inicial, e é um dos raros compositores brasileiros donos de seu próprio acervo. Recentemente sua obra passou a ser gravada maciçamente por outros instrumentistas. Algumas peças do disco "Alma", de 1987, tornaram-se hits, como "Palhaço" e "Loro".

DISCOGRAFIA:
MEETING POINT
ZIG-ZAG/Egberto Gismonti trio
MÚSICA DE SOBREVIVÊNCIA
CASA DAS ANDORINHAS
INFÂNCIA
AMAZÔNIA
DANÇA DOS ESCRAVOS
FEIXE DE LUZ-TODO O COMEÇO É INVOLUNTÁRIO
ALMA
TREM CAIPIRA
EGBERTO GISMONTI
DUAS VOZES/E.Gismonti/Jan Garbarek
CIDADE CORAÇÃO
FANTASIA
EM FAMÍLIA
SANFONA
FOLK SONGS/E.Gismonti/Charlie Haden/J.Garbarek
CIRCENSE
MÁGICO
SOLO
NÓ CAIPIRA
SOL DO MEIO DIA(Mto bom*****)
CARMO
DANÇA DAS CABEÇAS
CORAÇÕES FUTURISTAS
ACADEMIA DE DANÇAS
ÁGUA E VINHO
ORFEO NOVO
SONHO
BRASIL MUSICAL-Série música viva-André Geraissati/E.Gismonti
KUARUP-banda sonora do filme
O PAGADOR DE PROMESSAS
SONHOS DE CASTRO ALVES-banda sonora do ballet Castro Alves
JORGE AMADO-Guia das ruas e dos mistérios da cidade do salvador da baía
BRAZILIAN HORIZONS
(Além das diversas participações especiais)
Egberto Gismonti é um dos maiores músicos e compositores do Brasil em todos os tempo, tendo visto a sua música difundida através de muitas orquestras, um pouco por todo o mundo.




















1 comment:

Talk Talk said...

Não conheço o músico de que falas (pelo menos não estou a reconhecer). Espero que desculpes a minha ignorância. No entanto fiquei com vontade de o descobrir. Obrigado por isso e um abraço.