" Gostaria de entender
O Homem... "
- Entender?...
Para isso
NÃO TERÁS DE ELIMINAR O EGOÍSMO!
Mas será necessário
Mantê-lo numa situação equilibrada,
Examinando-o em profundidade...
TORNANDO-O TRANSPARENTE!
Porém, não é fácil!...
Terás de vir
MAIS PARA DENTRO...
Terás de arranjar maneira
De lhe destruir o hábito,
DE SER COMO É...
Quero dizer:
A afeição depositada
Naquilo que vais querer para ti
SEM RAZÃO DE SER.
" Mais para dentro!?
Explica-te! "
- Saber naturalmente
COMO ÉS
QUEM ÉS...
SABER
Sobretudo aquilo
Que te contraria o ser...
" Saber mais? "
- MUITO MAIS!...
Pobre de ti
Se enveredasses por isto...
" Que fazes de mim?...
Esqueces-te de que sou poeta?...
O meu amor é puro, divino! "
- Vaidade excusada,
ESQUECE ISSO!...
" O que queres dizer com isso?...
Devo compreender
Que é urgente sentir de outra forma
Para que surjam novos propósitos? "
- Sentir de outra forma???
Poeta!...
SENTIR É SENTIR!...
Talvez quisesses dizer:
Agir de maneira diferente...
" Pois...heheh... mas por essa teoria,
AGIR É AGIR!... "
- Deixa-te de macaquices, poeta!
É claro que me refiro
Ao resultado do próprio acto,
Ou justamente áquilo
A que chamarás situação.
Aqui, o poeta deveria procurar saber o que é fundamental para se criar um outro tipo de situação.Mas pensando bem, não há tipos de situação diferentes: SITUAÇÃO É SITUAÇÃO! Então como é?, o que está por detrás desta questão, ou de tudo em geral?... como é que as coisas se alteram?, será que as pessoas vêem e sentem de maneiras distintas?... alheio a isto, abruptamente, o poeta perguntou:
" Aonde está o mal? "
- O mal,
Está em querermo-nos demasiado!
Pois aquilo que está a mais,
É puro egoísmo...
Melhor dizendo:
EXCESSO DE EGOÍSMO!...
" Queres dizer que o egoísmo
É uma tendência natural? "
- De acordo!
Mas quando essa tendência
ULTRAPASSA
O que está estabelecido por natureza,
É NECESSÁRIO INTERVIR.
Contudo,
Essa intervenção não é humana...
Mas somente,
O resultado duma leitura atenta.
" Então,
Verifica-se que a própria Natureza
Se impõe aos seus princípios? "
- Prova evidente de que evolui!
Sim...
Ela se impõe aos seus princípios,
Especialmente áqueles
Que ela mesma considera
FORA DO SEU TEMPO...
E para se poder captar isto
É imprescindível, como já disse
UMA LEITURA ATENTA.
" Então, isso significa que o mal
Está em querermo-nos demasiado? "
DAÍ
NASCERÁ O SUPÉRFLUO!...
Noutro prisma,
A ARTE
Pouco ajuda neste momento...
E é
REDONDAMENTE FALSO
Quando pretendem dizer que ela tende
Para o seu fim natural...
" Achas que sim? "
- Claro, meu caro!
Resta saber,
No que irá transformar-se...
" O que se passa então? "
- O que se verifica,
É que os artistas plásticos,
JÁ NÃO PINTAM
Com aquele tipo de amor...
" Qual tipo!?
Lá vamos nós... "
- Não faças caso!...
Direi antes:
Pintam sem «aguçar» o pincel...
" Deixa-te de charadas...
O que significa isso? "
- Por outras palavras:
PINTAM
COM OS MESMOS SINTOMAS
DO HOMEM VULGAR.
" E o que há de errado nisso? "
- Tudo!
Os olhos, são por enquanto os mesmos:
DALTÓNICOS
BAÇOS
E CEGOS PELA CONVENIÊNCIA!
E mais...
Ainda se vive
Com aquela ideia lenta,
TRADICIONALMENTE FIXA!...
" Mas, o que queres dizer com isso? "
- Que já não há razão alguma
EM SE RESPEITAREM
TAIS PRINCÍPIOS!...
( Um tema: " CRYING HANDS " - Larry Carlton )
Bom-fim-semana!
Pain-Killer
6 comments:
(- O que se verifica,
É que os artistas plásticos,
JÁ NÃO PINTAM Com aquele tipo de amor...
" Qual tipo!?
Lá vamos nós... "
- Não faças caso!...
Direi antes:
Pintam sem «aguçar» o pincel...
" Deixa-te de charadas...
O que significa isso? "
- Por outras palavras:
PINTAM
COM OS MESMOS SINTOMAS
DO HOMEM VULGAR.
" E o que há de errado nisso? "
- Tudo!
Os olhos, são por enquanto os mesmos:
DALTÓNICOS
BAÇOS
E CEGOS PELA CONVENIÊNCIA!)
É mesmo preciso dizer mais alguma coisa?
Está magnifico Miguelindodesempre. Considero um dos teu melhores posts!
O homem, sempre o Homem! O estúpido e primitivo Homem...
Homem é Homem! ;-) Este ser que bastava combater a ignorância em nome da PAZ, do AMOR, da SABEDORIA...
Tenho pena que as pessoas não se tenham lembrado ainda, abrir as imagens dos teus posts!
Para além do que está à vista de todos, vivem ainda dentro deles outros.
São fantasticos os títulos, ou os nomes que dás às tuas imagens! Pensamentos e significados que deveriam ser descobertos...
_______
E é evidente, Miguelindo, que ao acreditares em ti, vais-te revelar e conseguir realizar muitos dos teus sonhos.
;-)Tenho a certeza que já estão à vista muitos deles!
E até já!
beijo-te, amormeudetodasasvidas
Danielatua
E afinal não sou daltónica! Na imagem vejo o número 5! ;-)
beijo-te amordasminhasvidas
Caro Miguel,
Venho tirar-lhe o chapéu pelo seu
«post», creio que «sem título» mas que se atreve, desede logo, a pegar
uma imagem da publicidade, não para
deificar o automóvel mas para «es-
preitar o outro lado». As reflexões
que começam assim vão esbarrar, le-
tra a letra, imagem a imagem, com aquilo a que eu chamarei uma caco-
fonia filosófica: até o paradigma
do homem e do Outro com quem o homem fala, falando cnsigo mesmo. Parece-me óbvio que você ainda confia no homem para realizar a utopia. E contudo não se atreve a desdobrar o mundo: o homem é apenas e sempre o homem. Um pouco à Alberto Caeiro, as coisas são como são, não temos que as transformar (para melhor ou
para pior) porque continuarão a ser coisas, achamentos sem antes nem depois.
Curiosamente, as inenarráveis fo-
tografias fazem quase todo o seu trabalho de HOMEM (diante do poeta)
ou seja: elas são muito ilustrativas (demais) o que torna redutora tanto a sua própria exis-
tência como o objecto de significa-
ção.
Há ainda pintores que pintam, tal como ainda há livros que se lêm, apesar da cibernética e da hipóte- se do livro virtual.Nada disto pode sair da física, nem da metafísica que é física da mesma forma. Mas o pintor é, antes de pintor, um homem que pensa, imagina e ultrapassa a sua própria condição (sem chegar a lado nenhum, obviamente, porque não há lugares aos quais nós cheguemos no fim do projecto. O que é preciso é ter em conta que um poeta de pincel afiado não é muito diferente
de um poeta com bic, mont blan ou computador. Os instrumentos não determinam a substância de cada surpresa. Os artistas (pintores que pintam com as mãos) ou outros que escrevem com os dedos, todos juntos, são apenas a minoria de seres a quem calha dar suporte e rosto à civilização. E, durante a
sua prestação, ajudar-se (ajudando)
a diluir a presença da morte.
Nada tem sentido e tudo é o que nós quisermos. Inventamos valores
para atapetar o caminho até ao minuto terminal. Lembra-se daquele
homem que tinha um encontro marcado com Deus, em nome da salvação, e que encontrou no caminho dois outros homens com a carroça tombada no rio, incapazes de acederem de novo à margem? Um homem mais chegaria para que isso acontecesse. Mas ele tinha Deus, o privilégio supremo. De súbito pensou que a honra e a solidariedade valiam mais do que
a ambígua promessa de Deus e foi ajudar os outros homens, seus «ir-mãos». O mundo precisa de um despojamento assim, estilhaçando
todos os «objectivos» das sociedades como as conhecemos. Precisamos de mil vezes menos coisas do que as que temos. Com elas, e sem ambições que soçobram na morte, o mundo seria bem melhor.
Ó diabo, esqueci-me de si. De mim
também, desde há muito. Desculpe lá,homem. A arte não precisa de pincéis. A arte não é o ornamento do mundo. É a afirmação de uma consciência civilizacional.
Boa noite
Eu
Passei para te deixar um abraço.
Tudo bem contigo?
Enquanto lia o seu texto, veio-me à cabeça este pensamento...Quanto mais sabemos, mais precisamos de aprender.
Aqui está matéria para ler outra vez.
Sinto o teu olhar, escuto a tua voz, cheiro os teus sabores, toco nos teus sentidos, abraço os teus sonhos.
Em cada poro da tua pele natureza, respiro a pureza do viver.
Amo-te... TERRA minha.
Não quero que morras.
_____
* Estou FELIZ!
E contigo Miguel, desejo continuar a viver momentos destes (foto: Simbiose Natural).
Sonhar, sonhos nossos.
Realizar mais coisas destas e outras diferentes.
Estou saber-amar-te para o nosso sempre.
Esta fotografia (simbiose atural), não seria, se não fizesses parte dela.
Não deixemos que a TERRA nossa MORRA!
Haja sempre amor.
Daniela
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